Gato com secreção estranha e amarelada

Veterinário: 15/01/2017 - 17:12:58

Percebi uma secreção amarelada saindo do ânus do meu gatinho, de 4 anos, quando ele contrai e relaxa a musculatura. Não notei nenhuma diferença em seu comportamento: ele come, bebe e usa o banheirinho normalmente. O que poderia ser?

R: Ao lado do ânus dos gatos existem dois furinhos, que são as saídas das glândulas adanais. Existem, ainda, mais outras duas saídas dentro do reto. Essas glândulas produzem secreções que visam lubrificar o deslocamento das fezes, assim, quando são excretadas, não machucam a mucosa e o esfíncter anal do animal. Além disso, elas também contêm feromônios que ajudam na identificação dos gatos da colônia e demarcação do ambiente onde vivem. Essa secreção amarelada, e às vezes até marrom, provavelmente é a produzida por essas glândulas. É uma secreção normal que, a princípio, não indica problemas. De qualquer forma, caso observe outros sintomas ou algum mal estar em seu bichano, procure um veterinário de confiança, para que analise o caso de forma mais precisa.  (Mariane B. Silva Médica veterinária (CRMV-SP 27060) especializada em Medicina Felina  Anclivepa-SP e mestre em Ciências - FMVZ-USP. Atende no hospital veterinário Santa Inês, de São Paulo-SP)    

Pergunta enviada por: Juliana De Fátima Guilherme Da Silva - São Paulo / SP

Perguntas relacionadas

12/08/2017 - 09:52:52

Minha gatinha está com uma secreção branca no ânus. Recentemente ela estava com problemas para defecar. Pode ter ligação com isso? por: Jeciane Domingos Rodriguês Pedroso

R: A secreção branca no ânus precisa ser avaliada por um...

  • GUIA DE CRIADORES DE GATOS

Encontre criadores de diversas raças.