Nódulos mamários: fique atento!

Categoria: Saúde

Autor(a): Drª. Karine Kleine | Colaborador(es): Leila Bonfietti Lima | Cidade: Campinas | 06/08/2013 - 10:49

“Hoje em dia, o que é adotado no caso de o animal estar bem (independentemente da idade), é a retirada da cadeia mamária”
Nódulos mamários: fique atento! Foto: Divulgação

Nódulos mamários: fique atento! Foto: Divulgação

Sob qualquer suspeita da presença de nódulos mamários em seu pet, você deve levá-lo ao veterinário para a realização de uma biópsia. O exame serve para detectar se o nódulo é maligno ou não e que tipo de célula é. Deve-se também fazer um raio-X de tórax para avaliar o pulmão, pois tumores podem causar metástase (espalhar pelo corpo) e a radiografia é importante no caso de qualquer tipo de tumor, principalmente nos malignos.
ULTRASSOM?  
É um complemento que deve ser feito caso a malignidade seja confirmada, pois precisamos saber se atingiu outros órgãos.
PUNÇÃO?
Nem sempre devemos mexer em um tumor maligno, pois faz com que ele se espalhe mais rapidamente. No caso de um tumor maligno, é recomendada a cirurgia. Se o animal não pode passar por este processo, a quimioterapia passa a ser a melhor escolha. Portanto, hoje em dia, o que é adotado no caso de o animal estar bem (independentemente da idade), é a retirada da cadeia mamária, e no caso de o resultado da biópsia ser maligno e o animal tiver condições, o indicado é a quimioterapia adequada e acompanhada por oncologista, um profissional em quimioterapia e um cardiologista.
A quimioterapia é bem tolerada pelos animais e surte excelentes resultados, o que diz se vai dar certo ou não é o estado em que o animal chega e se já tem metástase. A quimioterapia deve ser feita por um oncologista.
ESSE PROCEDIMENTO É O CERTO? 
Sim, depende do tipo de tumor, existem vários tipos de quimioterapia. 
TEM CONTRAINDICAÇÕES?
Sim, como qualquer remédio. O melhor mesmo é descobrir a doença a tempo e seguir as recomendações de seu médico veterinário.
 
Drª. Karine Kleine é médica veterinária da clínica Renalvet

  • GUIA DE CRIADORES DE GATOS

Encontre criadores de diversas raças.