Finlândia

Categoria: Felinos

Autor(a): Júlio Mangussi | Colaborador(es): Jornalismo TopCo | Cidade: Campinas | 04/01/2019 - 15:26

Gatos brasileiros conquistam campeonato mundial na Europa
Fotos: Silvia Pratta e CRX Double Trouble

Fotos: Silvia Pratta e CRX Double Trouble

Os felinos que se destacaram na competição foram o Persa Vanlui, do gatil Vanlui, de São Paulo-SP, a Siamês Phoenix, do Gatil Aruak, de Salvador-BA, e o Persa Lex Luthor, do Gatil Lotie, de São Paulo-SP. Eles disputaram o título na maior competição de gatos do mundo, o FIFé World Show, que aconteceu em Tampere, na Finlândia, nos dias 27 e 28 de outubro.


Foto: Silvia Pratta
A Siamês Phoenix, do Gatila Aruak

 

Phoenix levou o prêmio de “melhor fêmea da categoria 4”. A gata é fruto de uma ninhada muito esperada, a paixão de seus criadores Rodrigo Araújo e Fábio Lobo, que a chamam de “Filha”. “Nossa menina teve um ano grandioso, ganhou quase todos os concursos em que concorreu e agora veio a cereja do bolo. Sem dúvida foi o ano mais brilhante do nosso gatil. Pela sexta vez participamos do Mundial e é com muita alegria que trazemos a taça pro Brasil”, afirma Rodrigo.


Foto: Silvia Pratta
WW'18 BR* Lotie Lex Luthor JW, do Gatil Lotie

 

Já Lex Luthor foi eleito o “melhor filhote de 7 a 10 meses da categoria 1”. Segundo Luís Otávio Reis Credie, que divide com Lucas Leme a propriedade do bichano, o gatinho campeão excedeu as expectativas, apesar de ele ser filho e neto de campeões mundiais. “Ele se apresentou muito bem na disputa e desbancou muitos gatos competitivos e considerados favoritos”, comemora Luís, do gatil Lotie.  


Foto: CRX Double Trouble
WW18 NW18 GIC Vanlui Albus Dumbledore, jw., do gatil Vanlui

 

Vanlui, por sua vez, venceu na classe de Machos da Categoria I. Os pontos mais fortes do gato são a cabeça e a pelagem, elogiadas em toda a exposição, segundo a criadora e dona do felino, Alessandra Lui Moretti, do Gatil Vanlui. “O que consideramos fundamental nesta vitória é ‘ser um gato de show’, isto é, se alimentar bem, aceitar bem a suplementação e manejo diferenciados que um gato de show recebe. Viagem e mudança de rotina não são um fator de estresse, ele gosta de brincar e de público e se de apresentar, destacando suas características para os juízes”, explica a criadora.


  • GUIA DE CRIADORES DE GATOS

Encontre criadores de diversas raças.