Proteja seu bichano no inverno

Categoria: Saúde

Autor(a): Luciana Deschamps | Colaborador(es): Jornalismo Top.Co. | Cidade: Campinas | 24/08/2018 - 09:33

É melhor prevenir do que remediar. Quando o animal está bem, é o momento de mantê-lo saudável e não esperar o problema chegar
iStock/ Tanchic

iStock/ Tanchic

Com a chegada das baixas temperaturas, você precisa ter cuidado redobrado com seu bichano. Antes da chegada do inverno é sempre importante, principalmente para os gatos que já tiveram alguma doença do complexo respiratório (CRF), tomar alguns cuidados, tais como: administrar vitaminas do complexo B e/ou C, polvilhar a ração com levedura de cerveja ou qualquer vitamina indicada pelo seu veterinário.

Na verdade, o correto é trabalhar com a medicina preventiva. Quando o animal está bem, é o momento de mantê-lo bem e não esperar o problema chegar. 



iStock/ Yana Korneevets-Vydrenkova

Após a chegada do inverno, outros cuidados são necessários, como evitar que seu gato fique no terraço ao final da tarde ou passe a noite fora de casa e ainda que saia de uma cama quentinha e vá para uma janela onde o vento, no inverno, é forte e frio. Convém observar com mais cuidado os gatos braquiocefálicos (que têm a carinha achatada), pois são mais sensíveis às doenças do CRF.
 

Nos banhos em pet shops, evite, após a secagem, sair imediatamente do recinto com o gato na caixa de transporte. Aguarde um pouco ou cubra a caixa para poder ir embora.
 

Não só no período mais frio, mas também no verão, é importante observar seu pet, pois os gatos são silenciosos na dor. Costumam se esconder quando não se sentem bem, comer menos e alterar seu comportamento de rotina. Sendo assim, se isso ocorrer, ele deve estar com algum problema de saúde e/ou comportamental. Devemos observar, também, se ele tem tosse, espirros, secreção natal e ocular.

Se isso se confirmar, leve-o urgente a um pronto atendimento, pois pode ser uma rinotraqueíte ou até mesmo pneumonia. 


iStock/ SbytovaMN

No verão, é claro que a oferta de água precisa ser maior e a temperatura o mais fresca possível. No inverno, porém, não ofereça água gelada, apenas fresca. Uma dica é que, para cada copo de 200ml de água, coloque duas colheres de sopa de água gelada, para que fique numa temperatura ideal.
 

A vacinação, independentemente da estação do ano, deve estar em sia, até porque as viroses existem o ano todo. Vale lembrar que, quando o tempo está muito seco, os vaporizadores são de grande valia, melhorando a respiração dos gatos e de todos que estiverem ao seu redor.

 
  • GUIA DE CRIADORES DE GATOS

Encontre criadores de diversas raças.