Por que arranhar é tão importante para os gatos?

Categoria: Comportamento Felino

Autor(a): Tantas | Colaborador(es): Jornalismo Top.Co. | Cidade: Campinas | 27/07/2018 - 17:37

Arranhar faz parte da natureza dos gatos que utilizam esse comportamento para demarcar seu território através de marcas visuais e sinais químicos no ambiente
iStock/Milan Petki

iStock/Milan Petki

Sofás, cortinas, pé de mesas, portas e outros itens comuns nas casas costumam ser os preferidos dos gatos na hora de afiar suas garras. Por isso, esse comportamento, que é natural para os felinos, costuma ser uma das principais reclamações dos tutores nos consultórios veterinários.


iStock/ udikusj

Periodicamente, os felinos precisam da arranhadura para manutenção das unhas. Além disso, a arranhadura é feita com a intenção de brincar e para deixar sinais característicos ao longo da residência. "Os gatos utilizam a arranhadura em seu território porque quando arranham algum objeto, deixam um odor característico (odor interdigital felino) que, quando associado às marcas visuais, atuam como um sinal para os gatos. Por ser um comportamento instintivo, o ideal não é inibi-lo e sim direcioná-lo para um local apropriado, como o arranhador”, comenta a médica veterinária e gerente de produtos da unidade de pets da Ceva Saúde Animal, Priscila Brabec.

Para direcionar o comportamento do animal para os objetos adequados é importante que os tutores coloquem o arranhador e demais brinquedos do felino no ambiente onde o animal passa mais tempo, ou próximo aos móveis que ele costuma arranhar.  “Dessa forma, o gato terá sua atenção condicionada para os itens adequados”, afirma Priscila.


iStock/ fantom_rd

Há no mercado brasileiro análogos sintéticos do odor interdigital felino, que auxiliam no redirecionamento do animal para o objeto adequado para arranhadura.
 Além disso, a catnip, famosa erva do gato, também atraí os animais para o arranhador. Isso ajuda a fazer com que o gato se acostume a utilizar o seu arranhador e desvie o foco dos móveis da casa.

 “A arranhadura é um comportamento natural. Porém, situações estressantes como mudança de ambiente, ou conflito entre animais podem tornar o comportamento excessivo, por isso, é sempre importante consultar um médico veterinário”, finaliza Priscila

 
  • GUIA DE CRIADORES DE GATOS

Encontre criadores de diversas raças.