Gato Serengeti, raridade proporcional à sua beleza

Categoria:

Autor(a): Camila Rodrigues | Colaborador(es): Jornalismo Top.Co | Cidade: Campinas/SP | 26/02/2018 - 10:58

Veja as particularidades do gato Serengeti que tem o Bengal como seu parente mais próximo
Arquivo de Karen Sausman

Arquivo de Karen Sausman

Com uma variação harmoniosa de cores que destaca, ainda mais, as pintas em sua pelagem, típicas de gatos selvagens, o gato Serengeti está galgando o seu espaço entre os queridinhos da gatofilia. Mesmo não tendo um grande número de admiradores pelo mundo, o felino já foi reconhecido, em 2013, como Advanced New Breed pela The International Cat Association (TICA), ou seja, ela pode participar de exposições da entidade, porém não recebe títulos e pontos para outros eventos.
 

Os primeiros passos para a consolidação do gato Serengeti no rol das raças felinas foram dados por Karen Sausaman, a proprietária da Kingstery Cattery, na Califórnia, Estados Unidos. Bióloga ligada aos direitos dos animais, ela e um grupo de criadores se juntaram para desenvolver um gato que unisse a beleza dos felinos selvagens, como o Serval, pertencente ao território africano, sem que fosse um animal híbrido. Para que isso se concretizasse, os envolvidos escolheram animais com características próximas das desejadas: o gato Bengal e o Oriental Shorthair, com as quais podem ser cruzados até hoje.
 

O desenvolvimento da nova raça de gato começou a ganhar corpo em 1994 e sua criação atual está concentrada, principalmente na Europa, Austrália e Estados Unidos, onde foi desenvolvida. Contudo, entre os problemas enfrentados pelos criadores dessa raça rara, a falta de pessoas comprometidas com a divulgação dos exemplares é o principal, segundo Jay Boden, do gatil Azchandar, em Nottinghamshire, no Reino Unido, que cria Serengetis desde 2008. “A raça compete diretamente com o Savannah, que ganha mais atenção por ser vendido como um felino com sangue selvagem, em vez de um animal com aparência mais primitiva, porém sem interferência genética selvagem”, enfatiza Jay. 


Paleta de cores do gato Serengeti

Segundo as cores descritas pela TICA, o Serengeti pode apresentar um padrão sólido (inteiro de uma só cor) apenas na cor preta; com pintas espalhadas por todo o casaco, na cor brown spotted tabby (rajado na cor marrom); e a divisão silver/ smoke, nas cores black silver spotted tabby (rajado prateado com pintas pretas) ou black smoke (esfumaçado). “Por mais que tenha essa gama de cores, os clientes do meu gatil não têm uma preferência”, relata Jay.


 Este gato apresenta machas bem marcadas presentes em um casaco fino e delicado, características herdadas pelos Bengals
Foto: Jay Boden/ Gatil Azchandar
 


Jeito de ser do gato Serengeti 

Os gatos serengetis são gatos cheios de energia e carinhosos com seus tutores, além de apreciarem a presença de crianças e outros pets, como cães. “Eles são excelentes companheiros de brincadeiras e, quando estimulados, podem até brincar de buscar algo”, compartilha Jay, e comenta que eles podem mudar de humor rapidamente se não forem atendidos.
 

"Ficam entediados se não tiverem brinquedos por perto ou locais para escalarem”, conta. Por terem em seu sangue resquícios dos gatos orientais, da raça Oriental Shorthair, esse bichano vai tentar puxar altos papos com quem estiver por perto. “Alguns exemplares são bem silenciosos, mas outros adoram conversar com uma incrível variedade de miados e ronrons”, adverte a inglesa.

Array ( [Erro] => SQLSTATE[42000]: Syntax error or access violation: 1064 You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near ') ORDER BY id DESC LIMIT 4' at line 1 [SQL] => SELECT * FROM ecms_mod_plugins_materias WHERE Status=1 AND Tipo=1 AND ID != 213 AND Posicao IN () ORDER BY id DESC LIMIT 4 )
  • GUIA DE CRIADORES DE GATOS

Encontre criadores de diversas raças.