Acupuntura veterinária

Categoria: Saúde

Autor(a): Rosmeire Jacinavicius | Colaborador(es): Jornalismo Top.CO | Cidade: Campinas/SP | 04/03/2016 - 18:10

Tratamento ajuda a amenizar sequelas de doenças graves
Stock photo @ filmfoto

Stock photo @ filmfoto

A acupuntura veterinária pode proporcionar um ou mais efeitos terapêuticos, sejam locais, remotos ou especiais.
O efeito terapêutico local consiste no tratamento da área afetada com pontos próximos da lesão, por exemplo, em torno dos olhos esse tratamento é destinado para animais que sofrem com paralisia palpebral, ocular, facial, conjuntivite e/ou outras afecções relacionadas ao olho. Outro exemplo de melhora é a aplicação da acupuntura em pontos ao redor da garganta para amenizar efeitos da paralisia de laringe e/ou outras afecções relacionadas à garganta. Além dos pontos citados, há também áreas ao redor do ombro para animais que claudicam (mancam) com os membros anteriores devido à ocorrência de alguma afecção relacionada ao ombro.
Já o efeito terapêutico remoto consiste no tratamento da lesão do animal com pontos. Nesse caso é utilizada uma técnica de pontos que passam perto da lesão ou do órgão afetado. A vantagem desse método é que permite tratar o problema com um número maior de pontos e também tratar órgãos internos por meio da estimulação superficial.
No caso do efeito terapêutico especial, são utilizados pontos específicos para melhora do quadro clínico em determinadas condições da doença, como pontos com efeito antitérmico, pontos para auxílio de tratamento da náusea e vômito, pontos para acalmar a mente tratando a ansiedade e pontos para aumentar imunidade geral.
O que muitos leigos não sabem é que a acupuntura deve ser realizada em casos não só de dor, paralisia, problemas articulares em geral, mas também para outros tipos de patologias tendo um excelente resultado (vide tabela abaixo).
 
Patologias mais comuns tratadas pela acupuntura
Doença Vantagens
Desordens osteomusculares Alívio da dor e melhora da locomoção nas patologias degenerativas, artrite, artrose, displasia coxofemoral.
Desordens neurológicas Discopatias, hérnia de disco, calcificação do disco, diminuição do espaço intervertebral, osteófito, Síndrome de Wobbler, sequelas de cinomose, paralisia e paresia do membro anterior e posterior, paralisia do nervo facial, convulsão e epilepsia, incontinências urinária e fecal.
Patologias gastrointestinais Gastrite, fecaloma, megaesôfago.
Patologia imunomediadas Anemia hemolítica autoimune, poliartrite, doença inflamatória intestinal.
 
Desordens urológicas Insuficiência renal crônica ou aguda, cistite.
Dermatopatias Atopia, piodermite superficial e profunda, otite, fechamento de lesão pós-cirúrgico, auxílio no fechamento de feridas por segunda intenção.
 
 
Por essas razões, quem realmente ama e se dedica ao seu animal de estimação e visa seu alívio e bem-estar sempre acaba recorrendo ao tratamentos com acupuntura.
Além disso, a acupuntura é indicada no caso de animais idosos, obesos, com doenças neurológicas, ou que sofrem de depressão e ansiedade, que tiveram paralisia facial e de membros. Para o tratamento, usamos técnicas com aparelhos como haihua (quando os pacientes são intolerantes ao agulhamento), laserterapia, eletroacunputura para estímulo dos pontos no meridiano. Já a acupuntura, além do tradicional agulhamento dos pontos, pode ser estimulada com calor pela moxa, digitopressão, sementes, imãs entre outros recursos.
 
Dra. Rosmeire Jacinavicius é graduada em Medicina Veterinária e pós-graduada em Clínica Médica e Cirúrgica de pequenos animais e Acupuntura Veterinária. 
 
  • GUIA DE CRIADORES DE GATOS

Encontre criadores de diversas raças.