7 formas dos gatos demonstrarem carinho

06/05/2019 - 17:23

Discretos, felinos manifestam seu amor pelos tutores de maneira sutil em cada detalhe do dia a dia. Será que você sabe reconhecer esses sinais de afeto?
lolostock/iStock.com

lolostock/iStock.com

Gatos são animais extremamente amorosos, porém, nem sempre essa manifestação de ternura fica clara para os tutores - muito menos, então, para quem os visita ocasionalmente. Afinal, quando o felino está sendo afetuoso conosco? A forma dos gatinhos demonstrarem carinho pode ser clara ou sutil. Além disso, muda muito de um bichano para outro, afinal, cada um tem sua própria personalidade. Segundo a médica-veterinária especializada em felinos Renée Cristine Carvalho, do Rio de Janeiro, gatos são animais bastante meigos e carinhosos, porém, muitas vezes são incompreendidos, pois demonstram sentimentos de forma diferente dos cães - que pulam sobre os tutores e abanam a cauda para qualquer um. “Os gatos são muito mais discretos. Demonstram seu carinho com um toque de focinho, uma piscadela ou simplesmente deitados perto do tutor”, diz Renée, destacando que as diferentes formas de demonstrar carinho podem ser facilmente percebidas em lares com muitos gatos.

Embora alguns tutores relatem que as fêmeas são mais carinhosas, Renée afirma que o que existe são apenas maneiras diferentes dos gatos demonstrarem carinho, tanto machos quanto fêmeas. “Da mesma forma, animais jovens, adultos e idosos podem demonstrar carinho igualmente”, enfatiza. Leila Sena, veterinária do Catus Centro Veterinário, de Brasília, acrescenta que como gatos idosos não têm a mesma vitalidade dos jovens, a demonstração de carinho dos velhinhos pode ser mais difícil de ser percebida.

Confira esta matéria na íntegra adquirindo a edição 131. Clique aqui!
 
https://revistadigital.revistapulodogato.com.br/edicao131ega/index.html
  • GUIA DE CRIADORES DE GATOS

Encontre criadores de diversas raças.