7 ótimas orientações para socializar um gato arisco

06/01/2020 - 10:22

De mudança no manejo à saúde do felino: especialistas dão dicas de como promover, com segurança, a adaptação do pet com esse temperamento
Foto: Rawpixel/iStockphoto.com

Foto: Rawpixel/iStockphoto.com

Não é raro escutar dos tutores de animais adotados que seus gatos tendem a reproduzir comportamentos mais fechados ou, nos piores casos, tornam-se ariscos com outros pets e pessoas. Isso porque, segundo Simone Moreira Bergamini, especialista em comportamento felino, do Rio de Janeiro-RJ, esse é um mecanismo de defesa do animal diretamente ligado com vivências passadas. “Existem vários motivos para isso: alguma experiência anterior negativa com pessoas (como maus-tratos, traumas etc.), problemas físicos ou o crescimento em um ambiente com poucos estímulos”, lista Simone.

Para aqueles que afirmam, de pés juntos, que todos os gatos são ariscos e possuem comportamento mais selvagem, independente de terem sofrido ou não maus-tratos, Gelson Genaro, médico veterinário especializado em comportamento e fisiologia animal, explica, de forma clara, por que essa afirmação não serve para descrever todos os bichanos. “Os gatos, assim como outros mamíferos e espécies, têm uma fase chamada período sensível, que ocorre nas primeiras semanas de vida e pode definir algumas atitudes e aprendizados que serão levados para o resto da vida dele. Se nessa etapa, por exemplo, um gato for parido por uma fêmea que vive isolada e sem a presença de outros seres, ele pode desenvolver atitudes que se aproximam do comportamento de um animal não domesticado, quase selvagem”, esmiúça o professor do Centro Universitário Barão de Mauá, de São Paulo-SP, enfatizando que o contrário da situação também é válido. “Se o gato for apresentado, nesse período sensível, a outros seres, ele será mais tolerante e irá agir de forma natural”, completa o profissional. 

A seguir, pedimos para os especialistas em comportamento animal compartilharem dicas de como socializar um gato arisco, sem colocá-lo em uma situação de estresse e de risco à sua saúde.


https://www.revistapulodogato.com.br/loja/edicao-134-janeiro-fevereiro-2020-2751.html
  • GUIA DE CRIADORES DE GATOS

Encontre criadores de diversas raças.