Ragdoll: cuidados para deixá-lo feliz

06/01/2020 - 10:10

Confira o que esse gatão de porte gigante precisa para ter suas necessidades garantidas
Gato: Creekcats BlackJack of Muntaz-I-Mahal (Bicolor Seal Point) | Gatil: Muntaz-I-Mahal | Criador: Roxann Vass | Propr.

Gato: Creekcats BlackJack of Muntaz-I-Mahal (Bicolor Seal Point) | Gatil: Muntaz-I-Mahal | Criador: Roxann Vass | Propr.

 

A beleza e a afetuosidade deste gatão são indiscutíveis. Não à toa, o Ragdoll encanta todos que têm a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente. Aliás, segundo o veterinário Glauco Mello, do gatil Muntaz I Mahal, do Rio de Janeiro-RJ, que introduziu a raça no Brasil em 1998, o Ragdoll é a raça que mais se populariza no mundo. “Conheci a raça através de livros na década de 1990 e me encantei pela beleza em um primeiro momento; depois, pelo temperamento doce e manso e pelo porte gigante”, recorda o criador. Carla Janke, do gatil Blumenkatzen, de Blumenau-SC, cria a raça há 14 anos e conheceu o Ragdoll em pesquisas na internet, quando buscava um gato para ter como pet. "Eu me identifiquei com o Ragdoll por sua extrema docilidade, companheirismo, tamanho e seus encantadores olhos azuis! Naquela época um em especial me encantou, uma colorpoint lynx, que vi em uma foto na revista Pulo do Gato [edição 26, página 04]”, relembra com carinho a criadora. Lucia Botto e sua filha Andrea também desfrutam da paixão pela raça, que criam há 13 anos pelo gatil Dolce Vita Ragdolls, de São Paulo-SP. “O que nos cativou foram os lindos olhos azuis que os Ragdolls têm. Foi amor à primeira vista! Nós nos apaixonamos pelas fotos que vimos na internet. Daí começou nossa procura por padreadores e matrizes no exterior”, conta Lucia. Mais uma criadora que se encantou pelo Ragdoll foi Julia Burt, que cria exclusivamente a raça desde 2007 pelo gatil Ragburt, de Campinas-SP. Foi a docilidade do felino que cativou Julia, que também é veterinária. “Meu primeiro contato com um Ragdoll foi no consultório, quando ainda era recém-formada. Coloquei o Ragdoll de uma cliente em meu colo e ele simplesmente se derreteu, como se tivéssemos um laço de anos a fio", compartilha.

 

https://www.revistapulodogato.com.br/loja/edicao-134-janeiro-fevereiro-2020-2751.html
  • GUIA DE CRIADORES DE GATOS

Encontre criadores de diversas raças.