Como ajudar os gatos abandonados?

04/09/2018 - 09:32

Pesquisadora avalia atual situação desses felinos no Brasil e revela como esse problema pode ser resolvido, proporcionando assim uma vida mais digna a todos os gatos
iStock.com/ MC Yeung

iStock.com/ MC Yeung

Infelizmente no Brasil são muitos os gatos que não podem desfrutar de um colo e uma cama quentinha. Para entender a real situação dos felinos abandonados, conversamos com uma especialista no tema, a professora do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná, Rita de Cassia Maria Garcia. Ela estuda o assunto há anos. Entre as inúmeras especializações, fez mestrado sobre as zoonoses, com foco na profilaxia da raiva humana, e doutorado a respeito da dinâmica populacional canina e felina, avaliando as ações para o equilíbrio delas – ambos os estudos foram desenvolvidos na Universidade de São Paulo (USP). É ainda membro da diretoria do Instituto Técnico de Educação e Controle Animal (ITEC) e da Associação Médico-Veterinária Brasileira de Bem-Estar Animal (AMVEBBEA).

De acordo com a professora, o controle e prevenção do abandono de gatos e cães envolve a implantação de programas de manejo populacional desses animais. “O fator humano, que envolve a cultura, os hábitos e atitudes, é o que mais impacta na solução ou no agravamento do problema”, ressalta. Como o problema é causado por inúmeros fatores, a solução também envolverá a implantação de variadas estratégias para combater cada fator causal, explica. “A implantação de legislação sobre a guarda responsável e, no futuro, sobre a licença para se ter um animal de estimação; a obrigatoriedade do registro e identificação permanentes; o controle reprodutivo; a educação para a mudança de comportamentos humanos; a participação social; o controle do comércio; o controle dos recursos disponíveis; o programa de cães e gatos comunitários; a promoção do bem-estar dos animais, entre outras estratégias, fazem parte desses programas para o manejo populacional ter sucesso”, analisa Rita.
 

Leia esta matéria na íntegra adquirindo a edição 127. Clique aqui!

 

http://www.revistapulodogato.com.br/loja
  • GUIA DE CRIADORES DE GATOS

Encontre criadores de diversas raças.