Cuide do coração do seu felino

30/08/2017 - 10:15

Saiba qual é a doença cardíaca mais comum entre os felinos e proporcione uma vida tranquila para aqueles que sofrem desse mal
Melnotte/iStock.com

Melnotte/iStock.com

Com a chegada do setembro vermelho, campanha que alerta os tutores da importância do diagnóstico e tratamento precoce de doenças do coração em cães e gatos, temos certeza de que muitos tutores desconhecem as principais patologias que acometem os corações dos nossos bichanos, não é mesmo? Para deixar tudo esclarecido, conversamos com Danielle Prada, veterinária especializada em cardiologia animal da Pet Heart, em Campinas-SP, que explicou os principais sintomas, tratamentos e formas de prevenir as idas indesejadas ao pronto-socorro às presas. 

As complicações cardíacas nos felinos, na maioria das vezes, são causadas por uma doença chamada cardiomiopatia, ou seja, uma patologia que afeta o miocárdio (músculo cardíaco), e que pode ser classificada de acordo com as diferentes alterações que o músculo sofre, podendo ser dilatada, restritiva, hipertrófica, não classificada e cardiomiopatia arritmogênica do ventrículo direito. “A cardiomiopatia dilatada torna o músculo do coração fraco e flácido, causando a falha no bombeamento de sangue e, consequentemente, do fluxo sanguíneo para os demais órgãos do corpo. Essa complicação pode estar associada à deficiência de taurina, um aminoácido essencial que está presente nas rações”, explica a veterinária. Assim, o oferecimento inadequado de alimentos – como dar ração de cão ao gato – e até dietas vegetarianas podem causar tal doença. Já a cardiomiopatia restritiva, continua Danielle, provoca uma rigidez na parede do miocárdio que leva à diminuição da sua elasticidade, provocando a diminuição do relaxamento e enchimento ventricular causando, assim, a falha do esvaziamento do coração. Esse problema acomete animais de meia idade e idosos”, acrescenta.  
 

Saiba mais adquirindo a edição 117 da revista Pulo do Gato, através do link

 
http://www.revistapulodogato.com.br/nossas-revistas
  • GUIA DE CRIADORES DE GATOS

Encontre criadores de diversas raças.