Distúrbios do sono em gatos

04/07/2017 - 17:51

Fatores relacionados à saúde podem interferir na qualidade de descanso do gato, saiba quais são eles
Roncos, sobrepeso e problemas na tireoide podem interferir na hora do descanso | Arx0nt /iStock.com

Roncos, sobrepeso e problemas na tireoide podem interferir na hora do descanso | Arx0nt /iStock.com

Debaixo do edredom, esticados em cima do sofá, deitados sobre a barriga dos tutores, os gatos podem passar até 18 horas por dia dormindo, em diversas posições e em diferentes locais da casa. No momento da soneca felina, alguns fatores relacionados à saúde podem interferir na qualidade do descanso do pet. 

DORMINHOCO E SAUDÁVEL


A qualidade de vida está fortemente ligada à qualidade do sono. Segundo a veterinária Amanda Maria Gomes da Silva, especialista em neurologia em cães e gatos, a saúde do sono envolve o desenvolvimento cognitivo e da memória, conservação da energia cerebral e dos processos fisiológicos naturais. “Os gatos dormem, em média, de 13 a 18 horas por dia. São os mamíferos que mais dormem diariamente”, afirma.


QUAIS SÃO OS DISTÚRBIOS DO SONO?

Assim como os humanos, os bichanos também podem sofrer de distúrbios do sono. Embora ainda não existam muitos estudos sobre o sono dos animais, sabe-se que algumas alterações no momento de repouso podem comprometer o bom funcionamento de seu organismo. Dentre os principais distúrbios estão alterações no ciclo sono-vigília, narcolepsia e distúrbio comportamental do sono REM (rapid eye movement), fase em que há perda do tônus muscular e relaxamento.

Saiba mais adquirindo a edição 115 da revista Pulo do Gato, através do link

 
 
http://www.revistapulodogato.com.br/nossas-revistas
  • GUIA DE CRIADORES DE GATOS

Encontre criadores de diversas raças.