Entendendo o paladar dos gatos

17/07/2013 - 16:08

Na terceira edição da Série 5 Sentidos, a Pulo do Gato traz tudo sobre o paladar felino
 Foto meramente ilustrativa do Gatil Lovelly Doll’s Foto: Marcelo Palmeira

Foto meramente ilustrativa do Gatil Lovelly Doll’s Foto: Marcelo Palmeira


A língua dos gatos é longa, flexível e possui uma superfície áspera constituída por centenas de pequenas saliências inclinadas chamadas papilas, que são formadas quase que pelo mesmo material das unhas: a queratina. No entanto, elas não têm função gustativa, ou seja, de perceber o gosto dos alimentos. 
Nos grandes felinos, como os tigres e leões, as papilas servem para arrancar a carne dos ossos das carcaças, e no gato doméstico são usadas para alisar e limpar os pelos e atuar no sistema de controle da temperatura corporal. Ao limpar o pelo, as lambidas fazem a pelagem funcionar como isolante térmico, protegendo o gato do frio ou do calor excessivo. 
O calor também é liberado através da evaporação da saliva. Por isso, quanto mais quente o ambiente, mais ofegantes ficam os gatos, que também mantêm a boca aberta e a língua exposta
.

Saiba mais adquirindo a edição 76 da revista através do link abaixo.


Dra. Vanessa Mollica Caetano Teixeira
Médica veterinária especialista em clínica e cirurgia e com capacitação em cirurgia ortopédica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestre (M.Sc.) em cirurgia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP Jaboticabal). 

 
 
http://www.loja.revistapulodogato.com.br
  • GUIA DE CRIADORES DE GATOS

Encontre criadores de diversas raças.