7 adaptações na rotina e convivência que farão o gato mais feliz

06/02/2017 - 10:12

Nosso guia te ajudará a adequar a rotina atribulada e agitada e dar mais atenção e conforto ao felino com pequenas mudanças
Imagem meramente ilustrativa: iStock @ AGCreativeLab

Imagem meramente ilustrativa: iStock @ AGCreativeLab

Trabalhar, estudar, cuidar dos filhos...Todos temos nossas obrigações e compromissos. Muitas vezes passamos mais de 14 horas fora de casa para cumprir todas essas tarefas. E não podemos nos esquecer de que nosso pet ficou esse tempo todo sem interação, apenas tirando os longos cochilos felinos. Assim, preparamos dicas de como incrementar o dia a dia do bichano e garantir que ele se sinta bem, feliz e confortável no lar, além de, claro, aumentar o vínculo dele com você!


Mais interação

As formas de se relacionar com gatos são muitas. Quando lançamos um olhar ou damos carinho e atenção estamos criando vínculos com nosso pet. A questão, porém, é que felinos são tão complexos que até na hora de interagir têm suas regrinhas próprias. E quando digo própria, significa que é de cada indivíduo mesmo, pois a tolerância e necessidade de interação com o dono varia de gato para gato. A britânica referência em comportamento felino, Vicky Halls, (veja entrevista exclusiva com ela na Pulo do Gato edição 96), autora de diversos livros sobre gatos e membro de entidades como a Association of Pet Behaviour Counsellors (APBC), explica que a primeira dica é nunca forçar interações em momentos em que o felino não está a fim de papo. “Alguns gatos chegam a ignorar ou fugir dos donos que insistem muito em interagir nos momentos errados”, diz. Assim, Vicky aconselha a observar o seu pet e perceber se ele é do tipo carente, que quer mais interação, ou não. “A necessidade de um gato interagir mais ou menos com seu humano está ligada à socialização que teve quando filhote”, aponta. Ou seja, quanto mais contato com pessoas ele tiver entre duas e sete semanas de vida, mais ele aceitará e apreciará interações e contato. Ainda de acordo com ela, gatos gostam de interações de curta duração várias vezes ao dia. “É um carinho na bochecha, uma atenção aqui e outra ali, de preferência, nos momentos em que ele pede”, conta.

Saiba mais adquirindo a edição 110 da revista Pulo do Gato, através do link

http://www.revistapulodogato.com.br/nossas-revistas
  • GUIA DE CRIADORES DE GATOS

Encontre criadores de diversas raças.