Outubro Rosa faz alerta ao câncer de mama em gatos

04/10/2016 - 13:01

Data também visa a conscientização sobre os cuidados e prevenção da doença na espécie felina
Foto meramente ilustrativa: Stock photo © OlgaMiltsova

Foto meramente ilustrativa: Stock photo © OlgaMiltsova

Há 6 anos, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) aderiu à campanha mundial “Outubro Rosa” que visa a conscientização sobre a importância do autoexame para detectar precocemente possíveis alterações nas glândulas mamárias. O câncer é uma temida doença da atualidade e acomete cerca de 15% das mulheres, sendo uma das principais causas de óbito de mulheres entre 20 e 59 anos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Infelizmente, o tumor mamário também é uma realidade entre os animais de estimação e sua incidência tem aumentado ano após ano. Embora não tenhamos dados sobre a frequência com que essa doença ocorre, veterinários sabem que não é raro receber uma gata com nódulos em, pelo menos, uma das mamas. E que eles são o terceiro tipo de câncer mais frequente em gatas.

Conhecendo o corpo felino
Os gatos possuem quatro pares de glândulas mamárias: torácicas, craniais abdominais, caudais abdominais e inguinais (veja quadro “As glânulas acometidas”). As glândulas mais frequentemente acometidas são as inguinais e as torácicas. Como essas glândulas são ligadas por meio de veias (horizontal e verticalmente), as células tumorais se distribuem facilmente entre elas, de modo que, ao primeiro sinal de alteração o animal deve ser levado a um médico veterinário para avaliação.

É importante ressaltar que nem todo tumor é maligno. No caso dos tumores de mama, em cadelas, cerca de 50% dos nódulos são benignos. Entretanto, nossas amigas felinas não têm a mesma sorte. Em gatas, de 80 a 90% dos tumores são malignos e apresentam alta taxa metastática, ou seja, podem se espalhar pelo organismo com muita facilidade. Também vale lembrar que a maioria dos animais acometidos são fêmeas, mas machos também podem desenvolver tumores de mama. 

Saiba mais adquirindo a edição 106 da revista Pulo do Gato, através do link

http://www.revistapulodogato.com.br/nossas-revistas
  • GUIA DE CRIADORES DE GATOS

Encontre criadores de diversas raças.