Korat: o gato dos cinco corações

04/07/2016 - 17:15

Na Tailândia, ele se destaca há séculos pela beleza de sua pelagem azul e pelo grande afeto que sente por sua família
Danielle Lyonne/ gatil Doklao

Danielle Lyonne/ gatil Doklao

A brilhante pelagem azul e estonteante beleza do Korat são elementos que atraem a atenção dos humanos há séculos. A raça é uma das descritas no famoso livro The Cat-Book Poems, redigido por monges entre 1350-1767. A publicação apresenta os 17 gatos símbolos de boa sorte no reino de Sião (atual Tailândia), dentre os quais também está incluso o Siamês. Encontrado originalmente na província de Korat, o felino é conhecido na cultura tailandesa por trazer prosperidade, saúde e amor. A cor de seus pelos, semelhante à prata e às nuvens de chuva, representa riqueza para os comerciantes e agricultores. Já os olhos verdes indicam boas colheitas.
Outra característica única da raça é possuir os desenhos de cinco corações espalhados pelo corpo, que podem ser vistos por meio de linhas imaginárias. Na cabeça há três: ao olhá-la de frente, em seu fomato é possível ver um; o segundo pode ser encontrado na parte superior (na testa) e o terceiro é observado no formato do nariz. O quarto coração é visto na área muscular do peito, quando o animal está sentado. O quinto, contudo, não pode ser visto externamente, já que é o coração propriamente dito, que bate dentro de seu peito. Ao amadurecer, por volta dos 3 a 5 anos, as formas tornam-se ainda mais proeminentes. 
Com tantos corações, se o bichano for dado como presente para uma noiva, por exemplo, simbolizará um casamento duradouro e feliz. 



Saiba mais adquirindo a edição 103 da revista Pulo do Gato, através do link

 
http://www.revistapulodogato.com.br/nossas-revistas
  • GUIA DE CRIADORES DE GATOS

Encontre criadores de diversas raças.