Minhas gatas de 7 meses foram castradas há dois dias, mas não estou conseguindo mantê-las paradas. Elas ficam pulando! Tenho medo que isso prejudique a cicatrização e cause a abertura dos pontos. Devo amarrá-las ou posso deixá-las à vontade?

Caroline, o pós-operatório com repouso é bem desafiador quando estamos lidando com animais de estimação, principalmente com gatos que se estressam facilmente com mudanças bruscas no ambiente. Nossa recomendação após qualquer cirurgia é que apenas seja reduzido o espaço daquele animal. Ou seja, nos próximos cinco ou sete dias após uma cirurgia, é ideal que ele seja acomodado em um espaço menor, podendo ser um banheiro, ou um quarto pequeno da residência. É importante lembrar que o animal não pode ser deixado nesse cômodo sem supervisão. Ele precisa ser monitorado constantemente, pois mesmo que o espaço seja reduzido ele deve ser impedido de morder ou arrancar os pontos da cirurgia, mesmo que esteja usando colar elizabetano e/ou roupa cirúrgica, que são itens obrigatórios após qualquer cirurgia.

Waldemar Tavares
Mestrando em diagnóstico avançado em medicina veterinária pela USS/RJ, membro da Associação Americana de Medicina Felina (AAFP) e da Sociedade Internacional de Medicina Felina (ISFM). Sócio proprietário da Clínica The Cat From Ipanema/RJ.