Minha gata foi castrada em agosto de 2016. Agora ela está com 11 meses e parece estar prenha, está inchada e com a barriga dura, os mamilos rosados e os pelos afastados. Será que a castração não deu certo? Ela tem um problema de não conseguir conter as fe

Maria, temos duas possibilidades aqui: A primeira é que ela esteja prenha e, neste caso, ocorreu alguma intercorrência no procedimento de castração. A segunda opção é que ela não está prenha, mas apenas obesa. Se for isso, não seria incomum acontecer algo semelhante ao descrito, uma vez que o metabolismo de um animal castrado é 25% menor do que o de um animal que não passou pela operação. Dessa forma, portanto, o animal não queima calorias o suficiente para evitar o acúmulo de gordura. O fato de ela não conseguir defecar corretamente não tem relação com a possível gestação. Pode ser decorrente de uma lesão de coluna, de intestino, entre outras causas. De qualquer forma, uma visita ao veterinário vai sanar todas as suas dúvidas e você saberá como proceder.

(Mariane B. Silva
Médica veterinária (CRMV-SP 27060) especializada em Medicina Felina  Anclivepa-SP e mestre em Ciências – FMVZ-USP. Atende no hospital veterinário Santa Inês, de São Paulo-SP)