Recentemente, começou cair pelos do rabo e da barriga da minha gata de 5 anos, embora não haja nenhuma lesão em sua pele. Ela anda estressada com meu outro gato e também tem o costume de comer plástico, quando alguém se descuida. Isso pode influenciar nas

Leila Sena: Olá, Vera. Um veterinário poderá averiguar se os pelos estão caindo ou se estão sendo arrancados. Se ela é uma gata submetida a estresse constante, há possibilidade de ela se lamber excessivamente a ponto de arrancar pelos e até lesionar a pele. A lambedura excessiva é considerada um problema comportamental e um veterinário pode iniciar a terapêutica adequada. Geralmente, o tratamento envolve algumas mudanças ambientais, terapia com feromônio e, em alguns casos, uso de medicações. É interessante ressaltar a informação de que ela gosta de comer plástico. Se isso for recorrente, é possível que sua gata tenha a síndrome de pica, na qual o animal tem o costume de mastigar e comer objetos ou estruturas não comestíveis, como plástico, tecidos, borrachas, madeiras. Esse tipo de comportamento inadequado também pode ter ligação com estresse. Sendo assim, convém descartar a hipótese de que a perda de pelo tenha ligação com algum problema não comportamental, e se clinicamente a gatinha estiver bem, procurar um veterinário especializado em comportamento felino. 
( Médica veterinária especializada em Medicina Felina. Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Goiás e pós-graduada em Medicina Felina pela Unicsul/Anclivepa-SP.
 www.medicadegatos.com.br )