Quando vai fazer cocô, meu gato mia muito e fica me olhando. Já quando vai urinar é normal, ele não faz nada. Estou preocupada, pois sou mãe de primeira viagem. O que pode ser? Meu gatinho tem apenas 2 meses.

Gabriela, talvez as fezes do seu gatinho estejam muito ressecadas fazendo com que ele sinta dor ao defecar. Suspeito disso por causa dos insistentes e anormais miados destacados. Gatos filhotes como o seu podem ser acometidos por esse problema. Você pode oferecer alimentação úmida para ajudar a umidificar as fezes dele, amenizando assim o desconforto. É importante ressaltar que, provavelmente, não se trata de constipação – problema que não é raro na rotina da clínica veterinária. O fato de seu felino miar ao defecar não significa necessariamente que ele seja um animal constipado. Constipação, por definição, é não eliminar as fezes de forma alguma, o que não é o caso dele. Fora isso, lesões de coluna ou fraturas do osso da pelve podem dificultar a saída das fezes. Um veterinário deverá avaliá-lo para ter um diagnóstico preciso.

Mariane B. Silva
Médica veterinária (CRMV-SP 27060) especializada em Medicina Felina  Anclivepa-SP e mestre em Ciências – FMVZ-USP. Atende no hospital veterinário Santa Inês, de São Paulo-SP.)