Minha gata de 14 anos está com um caroço em uma das mamas há algum tempo e agora ele está ficando um pouco vermelho e maior. O que pode ser?

Leila Sena: Olá, Amanda! Pelo que descreveu, indico que procure o serviço veterinário de sua confiança o mais rápido possível. Nódulos mamários em felinos precisam ser averiguados precocemente para confirmar se são ou não malignos. O fato de estar avermelhado e maior do que antes é mais um alerta para a urgência do caso. Infelizmente, 80% dos casos de nódulos (caroços) nas mamas são neoplasias mamárias malignas. Como você se referiu a somente um nódulo, pode se tratar de um quadro inicial que, quando precocemente tratado, tem mais chances de um melhor resultado. Os outros 20% são benignos e são hiperplasia mamária que pode acometer gatas jovens, prenhes ou as que receberam medicação hormonal (injeções para evitar o cio), em alguns casos até os machos. Vale ressaltar, contudo, que na maioria dos casos várias mamas são acometidas, ou até todas, o que não parece ser o seu caso. O melhor que você pode fazer pela sua gatinha nesse momento é procurar atendimento veterinário.
 
(Leila Sena – Médica veterinária especializada em Medicina Felina. Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Goiás e pós-graduada em Medicina Felina pela Unicsul/Anclivepa-SP.  www.medicadegatos.com.br )