Gostaria de saber quais são os cuidados que devo ter e quais as vacinas que o gato precisa tomar em sua primeira visita ao veterinário.

Na primeira visita de um filhote ao veterinário será feito um exame completo para avaliar o estado geral de saúde do gatinho. Você será orientada quanto à alimentação mais adequada para ele e aos cuidados com o local onde o filhote irá viver. Também serão prescritas a vermifugação, que irá protegê-lo de vermes que podem causar doenças gastrointestinais, a proteção contra ectoparasitas e também a vacinação. As vacinas contra as enfermidades virais dos gatos, que chamamos múltiplas, podem ser a tríplice ou a quádrupla. O veterinário avaliará qual o melhor tipo de vacina para seu gato e determinará a quantidade de doses. Essa informação é importante porque só o profissional está habilitado para delinear um protocolo de acordo com a idade, a origem e o tipo de vida que o gatinho leva, bem como a necessidade de reforços anuais.
É importante ressaltar que a vacina contra a raiva também deve ser aplicada enquanto filhote e ter seu reforço anual, pois é obrigatória por lei por se tratar de uma zoonose, ou seja, uma doença que pode ser transmitida dos animais para os seres humanos. 
 
Por Dra. Andréa Alves Pereira