Como saber se seu gato está com febre?

Categoria: Saúde

Autor(a): Divulgação | Colaborador(es): Jornalismo Top.Co. | Cidade: Campinas - SP | 11/11/2014 - 09:53

Não tente adivinhar, o sintoma é um alerta para os cuidados com a saúde do seu bichano
Foto meramente ilustrativa: divulgação

Foto meramente ilustrativa: divulgação

Assim como os seres humanos, os animais de estimação também sofrem com o aumento da temperatura corporal acima do normal. Esse sintoma é uma resposta do organismo relativo a diversos fatores e patologias.  Tanto cães, gatos, coelhos, aves, cavalo e bois necessitam de cuidados e observação contínua em relação a esse alerta biológico. 

Engana-se quem acha que focinho molhado, quente ou frio, serve como parâmetro para identificar febre em cães e gatos.  A melhor forma, e mais segura, é utilizando o termômetro veterinário. De acordo com a médica veterinária, Daniela Lewgoy, é interessante que os donos de animais de estimação possam utilizar o termômetro veterinário para aferir a temperatura correta, ao invés de seguirem mitos, como o do focinho seco. Daniela ainda destaca que uma forma simples para a medição da temperatura dos animais de estimação é feita com o termômetro digital veterinário auricular. “Esse instrumento ajuda o tutor a ter uma ideia da temperatura do animal, mas é preciso levar em consideração que esta varia de 38°C a 39°C, diferente dos humanos”, ressalta a profissional. 

A veterinária ainda lembra que, para o uso doméstico, o termômetro auricular é o mais indicado, mas é preciso ficar atento caso o animal possua otite, que deixa a orelha mais quente que o restante do corpo, dificultando a precisão do resultado da medição.

Além da medição auricular, os animais de estimação podem ter sua temperatura aferida pelo ânus, mas essa aferição é mais delicada, e deve ser feita somente por um profissional veterinário.


Warning: file_get_contents(): php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known in /home/topco/public_html/revistapulodogato/admin/inc/pulo.funcoes.php on line 8

Warning: file_get_contents(http://urls.api.twitter.com/1/urls/count.json?url=http://www.revistapulodogato.com.br/materias/ler-materia/97/): failed to open stream: php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known in /home/topco/public_html/revistapulodogato/admin/inc/pulo.funcoes.php on line 8

Notícias relacionadas

  • GUIA DE CRIADORES DE GATOS

Encontre criadores de diversas raças.