Obstrução urinária em felinos

Categoria: Saúde

Autor(a): Guadalupe Sampaio Ferreira | Colaborador(es): Leila Bonfietti Lima | Cidade: Campinas | 06/08/2013 - 12:09

“Os gatos são naturalmente predispostos à formação de cálculos urinários em razão da forte concentração de sua urina”
Obstrução urinária em felinos Foto: Divulgação

Obstrução urinária em felinos Foto: Divulgação

Das alterações mais comuns do trato urinário dos felinos destaca-se a obstrução urinária. Pode ser ocasionada pela presença de cálculos, infecções bacterianas, neoplasias, traumas e também por outras causas. Todas estas condições levam a um desconforto ou à incapacidade de o gato urinar. E isso tem como consequência a morte do animal, caso não receba tratamento de emergência.
 
Principais causas
As doenças do trato urinário são frequentemente diagnosticadas na rotina de atendimento clínico de gatos, correspondendo a uma importante parcela das queixas clínicas de proprietários. Isso acontece porque os gatos, bem como outros felinos, são naturalmente predispostos à formação de cálculos urinários em razão da forte concentração de sua urina. Essa concentração deve-se à baixa ingestão hídrica, que é responsável pela formação de um pequeno volume urinário diário, urinando, em média, uma vez por dia. Assim sendo, os felinos estão sujeitos a apresentar sinais característicos típicos de desidratação.
 
Sintomas
Gatos obstruídos tendem a apresentar alterações no comportamento e passam a utilizar com mais frequência a caixa de areia, podendo urinar em locais inapropriados ou que não são de costume. Além disso, reduzem significativamente seu hábito de higienização e perdem o apetite. Outra forma de manifestação é a dificuldade de urinar, caracterizada por um esforço prolongado no qual o animal passa à vocalização, eliminando poucas gotas ou jatos finos de urina acompanhados ou não de sangue.
 
Prevenir ainda é o melhor remédio
Deve-se estimular a ingestão hídrica através do fornecimento de água fresca para o animal, sempre renovando a água do recipiente. Manter a caixa de areia sempre limpa e a alimentação de boa qualidade fazem toda a diferença. Os alimentos úmidos também ajudam na precaução desta doença. Portanto, é importante estarmos sempre atentos ao comportamento de nossos companheiros.
 
Guadalupe Sampaio Ferreira
Médica veterinária - 
CRMV-SP 25.648
ferreira.guadalupe@gmail.com


Warning: file_get_contents(): php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known in /home/topco/public_html/revistapulodogato/admin/inc/pulo.funcoes.php on line 8

Warning: file_get_contents(http://urls.api.twitter.com/1/urls/count.json?url=http://www.revistapulodogato.com.br/materias/ler-materia/77/obstrucao-urinaria-em-felinos): failed to open stream: php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known in /home/topco/public_html/revistapulodogato/admin/inc/pulo.funcoes.php on line 8

Notícias relacionadas

  • GUIA DE CRIADORES DE GATOS

Encontre criadores de diversas raças.