Colite crônica em gatos

Categoria: Saúde

Autor(a): Total Alimentos | Colaborador(es): Jornalismo Top.Co. | Cidade: Campinas | 10/08/2018 - 11:16

Veja os principais sintomas e como tratar gato que tem a doença
iStock/ 002lubava1981

iStock/ 002lubava1981

A colite crônica é um problema intestinal que afeta o intestino grosso e tem como principal causador o Tritrichomonas foetus, um protozoário bastante resistente e, por isso, ainda não foi desenvolvido um medicamento capaz de acabar com essa enfermidade. Em geral, os animais mais afetados são os jovens com menos de um ano e, apesar de ser uma doença crônica, a colite pode ser controlada com medicamentos e alimentação específica.
 
O gato com colite crônica pode ter uma vida normal se receber os cuidados adequados. Buscar orientações de veterinários é importante para garantir um diagnóstico preciso e tratamento eficaz que proporcione uma vida mais saudável ao animal.
 
“Em alguns casos, a doença pode aparecer discretamente com sangue nas fezes ou com um quadro de diarreia. Por isso, tenha o cuidado de acompanhar o dia a dia do seu gato de estimação para identificar o sintomas assim que aparecerem”, declara o médico veterinário e gerente técnico da Total Alimentos, Marcello Machado.
 
Além do sangue nas fezes, outros sintomas podem indicar a presença do protozoário Tritrichomonas foetus no organismo felino.


iStock/ Anastasiia Kuznetcova
 
Sintomas da colite crônica em gatos
Os sintomas podem variar conforme o caso, entretanto os mais frequentes são:
  • sangue nas fezes;
  • muco nas fezes;
  • dor no abdômen;
  • vômitos;
  • diarreia.
 
“O diagnóstico é feito por meio de análises de fezes, urina, sangue, raio-X, biópsia e ultrassom abdominal. O veterinário fará uma avaliação do caso e indicará os exames que achar pertinente para identificação da doença”, explica Machado.
 
Cuidar da alimentação do gato com colite crônica é fundamental para que ele tenha uma vida saudável. Uma ração intestinal que tenha alta digestibilidade evita uma sobrecarga do intestino e do estômago, por isso costuma ser indicada pelos veterinários após avaliação do animal. Por isso, não deixe de consultar o profissional que, após fazer exames no felino, irá prescrever a melhor dieta a fim de oferecer mais qualidade de vida ao pet.

Warning: file_get_contents(): php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known in /home/topco/public_html/revistapulodogato/admin/inc/pulo.funcoes.php on line 8

Warning: file_get_contents(http://urls.api.twitter.com/1/urls/count.json?url=http://www.revistapulodogato.com.br/materias/ler-materia/244/): failed to open stream: php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known in /home/topco/public_html/revistapulodogato/admin/inc/pulo.funcoes.php on line 8

Notícias relacionadas

  • GUIA DE CRIADORES DE GATOS

Encontre criadores de diversas raças.