Mudança de casa: como adaptar os felinos ao novo lar?

Categoria: Comportamento

Autor(a): Hamilton Lorena | Colaborador(es): Jornalismo Top.Co | Cidade: Campinas - SP | 08/09/2016 - 14:45

Conheça dicas que vão facilitar o processo de familiarização dos gatos com a nova residência
Stock photo © Visit Roemvanitch

Stock photo © Visit Roemvanitch

Mudanças são sempre desafiadoras e para o pet não é diferente. Neste artigo vou dar algumas dicas para lidar com os felinos durante a mudança de lar.

Transporte
Os cuidados para adaptar o gato ao novo lar já começam no transporte. No carro, a caminho da nova casa, certifique-se de que o animal está bem preso em uma caixinha de transporte confortável. Diferentemente dos cães, a maioria dos gatos não gostam de andar em transportes e ficam mais ariscos durantes os deslocamentos, o que pode tornar o início da mudança ainda mais traumatizante. 

Ambientação
Ao chegar à nova residência, reserve um cômodo com portas e janelas fechadas para deixar o felino e seus pertences. O gato é muito apegado aos cheiros do lar, então é mais seguro deixá-lo preso por um tempo até que ele se sinta ambientado.
Depois, permita que ele passeie pelos lugares e se lembre que aquele cômodo onde estão seus pertences servirá de porto-seguro. Outra dica importante é não deixar o gato tão sozinho. Dedique parte do seu tempo ao pet, para que ele se sinta acolhido.
Independentemente do tipo de moradia, alguns cuidados são indispensáveis para a boa vivência do gato no lar. Gatos precisam obrigatoriamente de caixinha de areia higiênica, que deve ser individual, espaçosa e limpa diariamente. Também é importante deixá-la distante do local onde ele come e/ou dorme. Gatos são animais extremamente limpos e por isso é crucial para o bem-estar deles manter espaços separados para os diferentes momentos de sua rotina.
Para a ração e a água, utilize vasilhas rasas e largas. Além de terem o focinho curto, os gatos têm bigodes que funcionam como um sistema tátil, por isso eles não gostam de encostá-los na água ou na vasilha.
Com todos esses cuidados, em poucos dias o gato estará ambientado e confortável com o seu novo lar.
 
De volta ao antigo lar
A atenção com os felinos em mudanças de lar deve ser redobrada, pois, os gatos tendem a retornar para seu antigo lar. Os felinos possuem um senso de direção aflorado. A excelente memória visual e olfativa dos gatos permite que eles encontrem caminhos para lugares familiares. Segundo o especialista, se o gato costuma sair para a rua, é importante evitar as escapadas nos primeiros dias de casa nova. Quando ele estiver ambientado e confortável no novo lar, poderá retomar sua rotina de passeios e explorar a região.
 
Hamilton Lorena, médico veterinário e gerente de produtos da Farmina Pet Foods.


Warning: file_get_contents(): php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known in /home/topco/public_html/revistapulodogato/admin/inc/pulo.funcoes.php on line 8

Warning: file_get_contents(http://urls.api.twitter.com/1/urls/count.json?url=http://www.revistapulodogato.com.br/materias/ler-materia/141/): failed to open stream: php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known in /home/topco/public_html/revistapulodogato/admin/inc/pulo.funcoes.php on line 8

Notícias relacionadas

  • GUIA DE CRIADORES DE GATOS

Encontre criadores de diversas raças.