Alimento úmido e os gatos: muito mais que uma relação de amor!

19/07/2018 - 16:58

Saiba como oferecer alimento úmido e os benefícios que ele pode trazer para seu gato
SStajic/iStock.com

SStajic/iStock.com

Você dá alimento úmido ao seu gato como se fosse petisco? Pois saiba que não é o único! Muitos tutores acham que a alimentação úmida não pode e não deve ser a principal alternativa do pet. “É preciso entender que alimento úmido não é petisco e isso precisa ser desmistificado, pois ele traz benefícios à saúde do gato e deve ser considerada opção de alimentação”, diz o médico veterinário especialista em Medicina Felina Alexandre Daniel, de São Paulo-SP.

Os gatos que experimentam alimento úmido amam o sabor e a textura e ainda têm um benefício em sua saúde, pois o alimento pode prevenir e até curar doenças. Foi o que aconteceu com Frajola, um sem raça definida (SRD) de 3 anos, que aos 3 meses de idade começou a urinar sangue e teve diagnóstico de cistite. Mesmo com o uso de antibióticos o tratamento não teve sucesso e Frajola continuava com os sintomas. Foi quando sua tutora Beatriz Valery, de São Paulo-SP, procurou um especialista e após exames diagnosticou que o gatinho estava com baixa ingestão de água. Trocou a ração seca pela úmida e em alguns dias a urina voltou ao normal. “Antes achava que alimento úmido era apenas petisco e faria mal aos gatos se fosse oferecido diariamente”, declara Beatriz. “O alimento úmido é uma chance importante de hidratação efetiva”, enfatiza o também médico veterinário Carlos Gabriel Almeida Dias, do Rio de Janeiro-RJ. Outra que adorou a experiência com alimentos úmidos foi a tutora Larissa Alvim de Figueiredo, de Volta Redonda-RJ.

Seu gato Thor, de 6 anos que só se alimentava de ração seca, teve diagnóstico de cistite intersticial por baixa ingestão hídrica e um dos tratamentos foi a introdução do alimento úmido em sua dieta. “Além de nutrir e hidratar de maneira eficaz,  proporciona um momento de carinho a mais para o gato. Quando investimos em boa alimentação gastamos menos com as doenças”, completa Larissa. A seguir, aprenda mais um pouco sobre os alimentos úmidos e confira dicas dos especialistas sobre como deve ser sua oferta ao pet.


Leia esta matéria na íntegra adquirindo o Anuário Bem-Estar. Clique aqui!

 


https://www.revistapulodogato.com.br/loja/
  • GUIA DE CRIADORES DE GATOS

Encontre criadores de diversas raças.