10 cuidados para uma rotina saudável e feliz

19/07/2018 - 16:53

Aplique essas medidas em sua casa para evitar acidentes e para manter seu gato alegre
Konstantin Aksenov/iStock.com

Konstantin Aksenov/iStock.com

Promover o bem-estar do seu felino é uma missão que envolve carinho e, acima de tudo, responsabilidade por parte do tutor. Muitos acidentes, por exemplo, podem ser evitados caso o gateiro os previna. Pois é, por mais independentes que pareçam, os gatos precisam muito da nossa atenção e dos nossos cuidados. É por isso que listamos 10 práticas que contribuem diretamente para a felicidade e saúde do bichano, confira! 

1. Atenção ao frio

Por mais que seu gato seja peludinho, é sempre importante protegê-lo nos dias em que a temperatura está mais baixa. Orelhas e patas frias são sinais de que ele está com frio e precisa de um lugar quentinho para se aquecer. “Para minimizar o frio, os tutores podem tentar colocar roupinhas nos felinos, pois muitos aceitam e ficam bem com elas. Podem também cobri-los com cobertor quando estiverem dormindo. Outra opção é espalhar cobertas nos sofás e camas”, orienta a veterinária especializada em felinos, Alessandra Maia. Caixas de papelão com cobertas para que eles fiquem bem aquecidos dentro delas também são boas opções.
 

A alimentação de qualidade também é fundamental nesse período, já que mantém a imunidade do bichano, protegendo-o de doenças da época, como resfriados. Lembre-se de manter a vacinação em dia e de ficar de olho ao consumo de água do bichano, que pode cair.
 

Além das baixas temperaturas, o clima seco pode ser prejudicial ao sistema respiratório dos animais. “O tutor pode usar umidificadores de ar, toalhas úmidas e/ou bacias com água. Assim, o sistema respiratório do felino fica mais lubrificado e protegido”, recomenda Alessandra. Atente-se apenas para não aumentar a umidade em excesso em ambientes com tapetes e carpetes, pois pode ser prejudicial ao felino.

No inverno, há maior proliferação de fungos. Lembre-se, portanto, de limpar corretamente os comedouros e bebedouros dos gatos, lavando-os com água quente e enxugando, além de aspirar tapetes e mobília. Evite dar banho no bichano nessa época, somente mantendo-o bem escovado. Além disso, é importante higienizar a casa. 
 

Leia esta matéria na íntegra adquirindo o Anuário Bem-Estar. Clique aqui!

 

 

 


https://www.revistapulodogato.com.br/loja/
  • GUIA DE CRIADORES DE GATOS

Encontre criadores de diversas raças.