Proteja seu gato das pulgas e carrapatos

04/12/2017 - 10:57

Saiba quais são as doenças mais comuns provocadas por esses ectoparasitas e como manter os bichanos a salvo delas
hwinnhwinn/iStock.com

hwinnhwinn/iStock.com

Cuidado! Neste exato momento, o seu felino pode estar infestado de pulgas e carrapatos, que podem causar problemas mais sérios do que a famosa coceira (prurido) ou irritação na pele dele. Isso porque, as pulgas e carrapatos estão em todos os lugares: grama, jardins, cobertores, pisos e tapetes onde o pet costuma ficar deitado.

Ficou assustado? Não é para menos! Para sanar suas dúvidas, conversamos com especialistas que listaram as principais e mais corriqueiras doenças que esses ectoparasitas podem provocar nos bichanos e como preveni-las. Veja os principais males causados por pulgas em gatos.  

• Dermatite alérgica à picada de pulgas (DAPP): Assim como acontece nos cães, essa é uma das complicações mais comuns nos felinos. Nela, as proteínas contidas na saliva da pulga causam uma reação alérgica no gato desencadeando sinais clínicos inconvenientes aos bichanos que sofrem com essa hipersensibilidade. “São eles coceira, otite e autolimpeza excessiva. Contudo, o padrão clássico consiste em perda de pelos, vermelhidão e crostas na região lombar, parte da cauda e membros posteriores”, lista Fabiana Pozzuto Poppi, médica veterinária especializada em felinos, de Campinas-SP, ao ressaltar que a picada de uma única pulga pode causar o problema. A gravidade da doença está diretamente relacionada com a rapidez do diagnóstico e com a sensibilidade de cada indivíduo. Muitas vezes, diz Fabiana, os ectoparasitas não são rapidamente encontrados, retardando o diagnóstico e tratamento, causando piora clínica do paciente.

Saiba mais adquirindo a edição 120 da revista Pulo do Gato, através do link

http://www.revistapulodogato.com.br/nossas-revistas
  • GUIA DE CRIADORES DE GATOS

Encontre criadores de diversas raças.